Notícias

Mais Posts

22

Abril

Aço Riber apoia SIPAT

Durante a semana do dia 17 de abril até 21 de abril a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com o apoio da Aço Riber, recebeu especialistas para orientar e conscientizar os colabores sobre a importância das atitudes corretas para prevenir acidentes de trabalho.

A Semana do dia 17 a 21 de Abril foi repleta de orientações ministradas por Adriano Caetano, orientador da segurança do trabalho, Elisa Coppede, psicóloga e supervisora de RH e Edward Cerutti, supervisor de produção.

Além de abordar a importância da prevenção de acidentes como tema, prevenção e segurança na movimentação de cargas suspensas, saúde e qualidade de vida no trabalho também foram pautas da Semana Interna de Prevenção de Acidentes que tem como o principal objetivo valorizar a saúde dos colaboradores.

A SIPAT está prevista na lei, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5). Seu planejamento e execução são de responsabilidade da CIPA e do SESMT ao lado do setor de RH, e a ação deve ser realizada em qualquer empresa, desde as de pequeno até as de grande porte. Pelo menos uma vez ao ano essa reunião acontece durante uma semana dentro da organização com intuito de expor os riscos de acidentes e doenças de trabalho e trabalhar melhores estratégias para preveni-los.

De acordo com o diretor da Aço Riber, Pedro Roberto Filho: “O Trabalho seguro é a ferramenta mais importante que a empresa utiliza, porque é ela que nos move a olhar para nossas vidas com mais responsabilidade e faz com que a gente saia da zona de conforto no dia a dia."

Os organizadores (como os membros da CIPA), durante a SIPAT, proporcionam dias cheios de atividades que propõem o engajamento dos colaboradores na cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. E a fisioterapeuta Daniela Gattás reforça que a qualidade de vida não se compra, se constrói!

A equipe deve ter conhecimento dos riscos aos quais estão expostos e cuidados para se protegerem dos mesmos nas propostas apresentadas.
Consolidar a cultura de segurança da empresa e reduzir significativamente os índices de acidentes é a missão que a SIPAT tem de extrema importância tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

“A SIPAT dentro da empresa desperta no funcionário atitudes conscientes sobre a sua segurança. O comportamento seguro é quando o funcionário, ciente dos riscos que sua profissão oferece, adota ações e medidas para proteger a sua integridade e a dos demais colegas”, diz Elisa Coppede, psicóloga e supervisora de RH.

 

Envie-nos uma mensagem